Projeto “Agrocidade” recebe produtores rurais de Imbuia/SC
O projeto Agrocidade recebeu, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, agricultores e agricultoras do município de Imbuia-SC, que acolheram e alojaram em suas propriedades agrícolas os alunos de Agronomia e Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esta atividade é relacionada às disciplinas de Vivência em Agricultura Familiar, ofertadas para a 4ª Fase dos cursos de Agronomia e Zootecnia. A atividade exercita a indissociabilidade esperada entre dois dos eixos de atuação da UFSC, o ensino e a extensão. Os(As) agricultores(as) visitaram os laboratórios vinculados ao CCA, o projeto de compostagem realizado na COMCAP, bem como visitas aos principais pontos turísticos de Florianópolis. Além disso, os(as) agricultores(as) participaram de uma audiência com a Reitoria da UFSC.
Os agricultores também prestigiaram duas exposições fotográficas que aconteceram no CCA. A primeira exposição é referente a fotografias feitas pelos(as) próprios(as) alunos(as) no município de Imbuia em 2017/2. A exposição traz um pouco da realidade rural do município pelo olhar dos estudantes. Esta exposição é uma forma de retribuição as famílias que receberam os estudantes além de aproximar os agricultores do espaço da biblioteca. Realizado pela Biblioteca Setorial do CCA juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável (NDRS) e graduandos(as). A segunda exposição “Até que o sol se esconder” traz consigo fotografias e relatos das mulheres rurais no município de Imbuia, focando na sua realidade nas relações de trabalho com o objetivo de questionar e discutir a divisão sexual do trabalho no meio rural. Realizada por Maria Luiza da Cunha Amorim
O evento foi finalizado com um jantar de confraternização com os estudantes que fizeram a vivência em Imbuia, agricultores e colaborados da VAF. O jantar foi um momento de reencontro e descontração. Os agricultores e agricultoras durante esses dias, ficaram alojados na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) em Barreiros.
A atividade foi organizada pela UFSC, professora Marlene Grade, Marina Carrieri de Souza, FETAESC, estudantes e Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável.