Laboratório da Agricultura Familiar (LAF) convida para o Ciclo de Palestras “Vivências Contemporâneas em Debate”

28/04/2019 17:26

O Laboratório de Agricultura Familiar (LAF), juntamente com os laboratórios parceiros que integram o Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável (NDRS) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), promoverá ao longo do ano de 2019 palestras abertas à comunidade. O Ciclo denominado “Vivências Contemporâneas em Debate” tem como objetivo reunir pessoas e instituições que estudam e atuam com e para a agricultura familiar catarinense, assim como irá compartilhar conhecimentos acumulados sobre a experiência de Vivência em Agricultura Familiar enquanto um processo de ensino-aprendizagem.

O Ciclo de Palestras “Vivências Contemporâneas em Debate” surgiu da necessidade que sentimos ao longo dos últimos anos na coordenação das disciplinas Vivência em Agricultura Familiar de discutir e qualificar os sentidos inerentes ao processo de vivenciar o mundo. Para isto, elencamos algumas experiências que têm a imersão na realidade social seu disparador de processos de ensino-aprendizagem. O Ciclo será composto por palestras ao longo do primeiro e do segundo semestre, e as inscrições para emissão de certificados devem ser feitas no (http://inscricoes.ufsc.br/activities/3534).

A primeira palestra será conduzida pelo Prof. Dr. Renê Birochi no dia 10 de maio de 2019, às 12h30min, no Centro de Ciências Agrárias.

O que nos move neste debate é a experiência de Vivência em Agricultura Familiar da UFSC que, por sua vez, se trata de uma disciplina que acontece há 26 anos no curso de graduação em Agronomia, e há 10 anos no curso de Zootecnia, e tem tido o objetivo de colocar os estudante em contato com a realidade no meio rural catarinense. Esta maneira de fazer e de aprender com a prática tem muitos ganhos exatamente porque se trata de um “presenciar, de um experimentar algo na pele”. Por outro lado, tem implicações do ponto de vista da experiência de cada um e das questões sociais as quais estamos inseridos.

Neste momento nós estamos reinventando a Vivência enquanto disciplina da UFSC, na perspectiva de qualificar os processos pedagógicos. E assim entende-se que discutir os sentidos e as formas de vivenciar o mundo e, em especial, a realidade social rural, tendo como eixo o que chamamos de imersão no rural – para os cursos das Ciências Agrárias da UFSC – tem se mostrado ação profícua e necessária.